
A vida em Movimento
Psicologia Analítica - Abordagem Junguiana
A Psicoterapia têm como objetivo auxiliar pessoas no enfrentamento de suas dificuldades, buscando em si o respaldo necessário para transformação.
Durante o processo de análise, somos convidados a mergulhar em nosso inconsciente, acompanhado pelo terapeuta, num espaço seguro e sigiloso, dando voz aos nossos sentimentos, pensamentos e fantasias.
Os motivos que causam o sofrimento emocional são diversos e temos que respeitá-los e buscar conhecê-los.
Dentre eles estão as crises nos relacionamentos, crises no trabalho, ansiedade, depressão, doenças de fundo emocional, transtornos de pânico, transtornos alimentares, obesidade, bullying, entre outros.
Dessa forma, ao iniciar o tratamento analítico, na abordagem junguiana, o analista e paciente sentam-se frente a frente. Jung aboliu o divã porque achava necessário um confronto direto e pessoal.
Contextualizando Jung e a Psicologia Analítica
Carl Gustav Jung foi um médico psiquiatra que dedicou sua vida ao estudo do inconsciente. No início de sua carreira realizou estudos a respeito do Inconsciente, se apaixonou pelas ideias de seu mentor Freud e se uniu a Psicanálise. Entretanto, em suas pesquisas da alma humana se deparou com diversos fatores que transbordavam as fronteiras delimitadas por seu tutor e amigo. Assim, Jung se desentende de Freud e dá inicio a Psicologia Analítica.
Essa abordagem terapêutica busca relacionar os aspectos inconscientes da personalidade aos aspectos já conscientes, utilizando-se de métodos como análise de sonhos, expressões artísticas, imaginação ativa, entre outros, que tem a intenção de revelar os sentidos e significados das imagens que surgem ao analisando, a fim de que cada vez mais conscientes de si mesmos, os indivíduos possam se sentir mais plenos e soberanos em suas vidas.
Um doas aspectos mais importantes na Psicoterapia Junguiana é permitir que as pessoas fortaleçam seu potencial, sua criatividade e capacidade de lidar com os problemas de maneira mais tranquila e segura.
Os conflitos que vivemos são uma oportunidade de olharmos para nossas vidas e de encontrarmos um meio de conviver melhor com nossas qualidades e defeitos.
A Psicoterapia Analítica parte do princípio de que existe um sentido para tudo o que ocorre na vida de todos nós – e esse sentido é a realização de um propósito maior em nossa existência.
À medida em que a terapia avança, podemos nos aproximar cada vez mais de nossa Natureza essencial. Esta possibilidade é o que permite o encontro íntimo e sagrado conosco e pode trazer a sensação de uma realização pessoal, mas mais do que isso, um sentimento de unidade com a vida.
